Visitantes

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Direitos humanos em exame global

Angola participa em Genebra na sessão do grupo de trabalho sobre o Exame Periódico Universal (UPR), durante a qual 14 países vão apresentar os seus relatórios sobre a situação dos Direitos Humanos nos seus Estados.

Angola, na qualidade de membro do Conselho dos Direitos Humanos, foi escolhida para presidir à troika que aprecia o relatório do Exame Periódico Universal ao Gana, ao lado do Qatar e da Noruega.

No primeiro dia de trabalhos foram examinados os relatórios da República Checa e Argentina, enquanto que ontem foi a vez do Gabão e Gana.

Nos próximos dias são avaliados os relatórios da Ucrânia, Guatemala, Benin, Coreia do Sul, Suíça, Paquistão, Zâmbia, Japão, Peru e SriLanka.

Angola, cuja delegação é chefiada pelo representante permanente junto da ONU e Organizações Internacionais em Genebra, embaixador Apolinário Correia, fez intervenções no Exame Periódico Universal da Argentina, Gabão e Gana. Estão previstos igualmente declarações nos exames da Zâmbia, Sri Lanka e Paquistão.

Durante a sessão, que decorre até 5 de Novembro, os representantes dos países examinados apresentam ao Conselho dos Direitos Humanos os esforços realizados e as medidas adoptadas no plano político, económico, social, cultural e legislativo para cumprir cas obrigações e os compromissos decorrentes dos instrumentos internacionais relativos à promoção e a protecção dos direitos humanos. O país tem demonstrado evolução em matéria dos Direitos Humanos, com a implementação de vários projectos. 

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao

Nenhum comentário:

Postar um comentário